sábado, 29 de setembro de 2012

Newcastle Upon Tyne é uma cidade inglesa do condado de Northumberland, localizado no extremo norte da Inglaterra, compondo parte da fronteira com a Escócia. É lar de quase 260 mil pessoas, do time de futebol Newcastle United Football Club e das tradicionais universidades de Newcastle e de Northumbria.
É uma cidade de certa forma bastante turística na Inglaterra. E por de certa forma entenda entre as 5 mais visitadas da Inglaterra, porém nem perto do 1º lugar - ocupado por, obviamente, Londres. A principal atração, além do time de futebol, são as inúmeras pontes que unem as duas costas da cidade e as universidades, preenchidas de estudantes oriundos de todos os cantos do mundo. Mas vamos um pouco mais fundo para explicar o porquê de a cidade ser famosa tanto entre os ingleses quanto entre estrangeiros. Reuni 10 curiosidades sobre Newcastle que talvez façam com que você repense - assim como eu repensei - seus destinos quando viajar ao Reino Unido.

  1. Rowan Atkinson, o Mr Bean, estudou na Universidade de Newcastle.
  2. O pessoal é louco pelo Newcastle United. Só que sério: até em jogo pequeno o estádio atinge 50.000 em público.
  3. A Newcastle Brown Ale é a cerveja local e é excelente. E barata.
  4. Encontram-se as Ruínas da Hadrians Wall, ruínas do Império Romano. E sim, o Império Romano chegou até a Grã-Bretanha.
  5. Newcastle é conhecida por ter a melhor nightlife do Reino Unido, talvez devido às duas grandes universidades (Newcastle e Northumbria).
  6. No seculo XIII (13, para facilitar) uma muralha de 8 metros foi erguida ao redor da cidade com a finalidade de protegê-la das invasões escocesas (contextualizado no incrível e inesquecível jogo Age of Empires II).Ainda é possível ver a parede em alguns locais de Newcastle, porém grande parte foi destruída em função da urbanização. Além disso, muitas outras histórias da rivalidade entre os dois países tiveram como palco Newcastle.
  7. Todo mundo que nasce na região tem o apelido de Geordie - o famoso "Geordie accent" considerado de difícil entendimento mesmo pelos próprios ingleses.
  8. A cidade tem 7 pontes sobre o rio Tyne, uma do lado da outra e elas compõe o maior cartão postal da cidade.
  9. Newcastle, assim como outras cidades ingleses, tem uma Chinatown. O portal de entrada é um arco no valor de 500 mil pounds.
  10. O coração da cidade é a Grainger Town, construída por Richard Grainger  no estilo Neoclássico. Richard Grainer era um construtor do século XIX (19) - e não um arquiteto, como você pode estar pensando. O Grainger Market, que parece o mercado público de muitas cidades brasileiras.
De quebra, aqui vai mais uma curiosidade: como toda a Grã-Bretanha e Irlanda, chove praticamente toda a semana. Eu não desanimaria. Quer oportunidade melhor do que experimentar a Newcastle Brown Ale do que em um legítimo pub inglês? 

As curiosidades foram enviadas pelo estudante da Universidade de Newcastle, Ricardo Bard.


0 comentários:

Postar um comentário

    Sobre o Cosmopolitismo

    O Cosmopolitismo é um veículo que divulga oportunidades de intercâmbio acadêmico e de vivência da diversidade cultural.